domingo, 16 de novembro de 2008

COMO SURGIRAM OS HOMENS DE COR NEGRA?

A origem das diferenças de cor da pele nos humanos te sido alvo de muitos estudos .Essas pesquisas levam a crer que quando o homem moderno(homo sapiens)surgiu na África ,há cerca de 150 mil anos ,todas as pessoas tinham a pele negra.
Cientistas de diversos países decidiram iniciar em 1990, um projeto ambicioso: identificar o código genético contido nas células humanas.
Como e esse código que define tudo que somos desde a cor dos cabelos ao tamanho dos pés,o trabalho com amostras genéticas colhidas em várias partes do mundo está ajudando também a entender as diferenças entre etnias humanas.
Este projeto é chamado de Projeto Genoma Humano e desde o seu ínicio não parou de produzir novidades cientificas ,porém, a mais importante e a confirmação genética de que o homem surgiu realmente na África .
Com a migração para a Ásia e Europa ,foram surgindo as diferentes tonalidades de cor de pele,de lá para cá,os únicos retoques que a nossa espécie sofreu foram pequenas adaptações aos diferentes ambientes,mudanças exteriores para lidar com lugares mais frios,secos ou com ventos mais fortes.
A adaptação provavelmente surgiu por volta de 1,6 milhão de anos atrás para esfriar o corpo de alguns dos nossos ancestrais ,que começavam a ser tornar mais ativos e a fazer longas caminhadas .Uma mudança levou a outra , células que produziam melanina ,antes restrita a algumas partes descobertas ,se espalharam por toda a epiderme.
Melanina: é a dominação genérica de uma classe de compostos protéicos existentes nos reinos Animal,Vegetal e Protista e cuja principal função e a pigmentação e proteção contra a radiação ultravioleta ,é a melanina que por exemplo,confere pigmentação a pele ,aos olhos e aos cabelos dos mamíferos.
Quem tem muita melanina e dar cor preta, quem tem pouca melanina e da cor branca e quem não tem melanina e denominado albino.
Uma curiosidade: Existem duas classes principais de melanina uma e a Eumelanina, de cor acastanhada ou preta e a outra e a Feomelanina de cor avermelhada ou amarelada.
A eumelanina e mais eficiente de que a feomelanina, por isso, o câncer de pele e mais comum em pessoas de pele clara.
A maioria dos cientistas acredita que o escurecimento da pele foi uma adaptação que
evoluiu como uma defesa contra a radiação solar ultravioleta, a melanina é uma substância eficaz contra esta radiação .
A distribuição geográfica da cor da pele correlaciona com os níveis ambientais de raios UV.
A pele humana tem capacidade de escurecer ( bronzear) em resposta á exposição a raios UV, um exemplo e irmos a praia , a exposição ao sol faz com que a melanina trabalhe para proteger a pele das radiações solares.
Além de tornar a pele escura a melanina absorve os raios ultravioletas do sol e faz com que perca energia.
Enquanto os humanos modernos estavam restritos a África a melanina funciona bem para todos, (muito sol mais melanina para proteger a pele) com a migração, em regiões menos ensolaradas a pele negra começou a bloquear demais os raios ultravioletas. Esse tipo de radiação e nocivo a quase em quase todos os aspectos, mas têm um papel essencial no organismo que e iniciar a formação na pele de vitamina D necessária para o desenvolvimento do esqueleto e a manutenção do sistema imunológico.
A tendência então foi que populações que migaram para regiões menos ensolaradas desenvolvessem pele mais clara para aumentar a absorção de raios ultravioletas do sol, em regiões intermediárias o truque evolutivo foi o bronzeamento (uma camada temporária de melanina para proteger o *folato em épocas de sol e produzir vitamina D ,ou seja , de acordo com novos estudos a cor da pele é apenas uma forma de regular nutrientes.Por isso os diferentes tons de pele.
O geneticista italiano Luigi Luca Cavalli Sforza, um dos pioneiros em estudo de genética de populações diz em seu livro Genes, Povos e Línguas que ao se espalhar pelo mundo os seres humanos tiveram de lidar com todo tipo de ambiente e o principal elemento a se adaptar aos extremos de temperatura, umidade, iluminação e ventos do planeta foi à aparência. Um exemplo é o tamanho do corpo: em regiões quentes e vantajoso ser baixo como os pigmeus ou alongados como os quenianos, com a superfície do corpo grande quando comparada ao volume ,o que facilita a evaporação do suor .O cabelo encarapinhado ajuda a reter o suor no couro cabeludo e a resfria-lo .O oposto ocorre em regiões frias como a Sibéria .O corpo e a cabeça dos mongóis,que se desenvolveram por lá ,tendem a ser arredondados para guardar calor ,o nariz, pequeno para não congelar ,com narinas estreitas para aquecer o ar que chega aos pulmões.e os olhos ,alongados e protegidos do vento por dobras da pele .
Se a pele negra confere maior resistência á radiação ultravioleta do sol e ,por isso, é bem adaptada ao quente clima africano ,a branca é mais apropriada ao norte da Europa..
Os cientistas acreditam que os verões europeus mais frios e curtos acabaram por selecionar aquelas pessoas de pele mais clara, que absorviam melhor a radiação solar necessária para a produção da vitamina D na pele.

*Folato = Exerce um papel fundamental na síntese de compostos orgânico, indispensável no transporte do carbono necessário á formação do grupo do DNA e RNA é vitamina hidrossolúvel do complexo B também conhecida como ácida.

Fontes da pesquisa:
Revista Superinteressante edição abril de 2003(Vencendo na Raça)
Site:
www.casadasafricas.org.br
Wikipédia (Melanina e raios ultravioletas)
Genes e a cor da pele
www.proascg7.pbwiki.com
www.super.abril.com.br
www.hpforum.informe.com

26 comentários:

Unknown disse...

Olá meu nome é Sheila e gostaria de comentar que adorei a matéria do blog, pérolas negras como surgiram os homens de cor negra, gostria de ficar sempre informada sobre as matérias deste blog, pois achei muito interessante e contribuiu muito para um trabalho que estou fazendo.

Words disse...

Adorei este texto, quem fez esta de parabéns! beijos, Maiane.

Bella Anjo disse...

Olá, tenho uma dúvida: se o processo de pigmentação é resultado de adaptações ao meio, então, um negro que mora em regiões frias, como o hemisfério norte deveria ficar mais "claro e com o cabelo mais liso"? e o contrário também, ou seja, uma pessoa de pele clara no Brasil, por exemplo, deveria passar pelo processo de adaptação? Por que isso não acontece mais???
Abraços e obrigada,

Nicolas Ishiki disse...

Bella Anjo
teoricamente sim, mas esse processo não é questão de dias ou meses
são anos, milhares de anos pra essa adaptação

Unknown disse...

sou paulo achei esclarecedor muito bom

Jenny fazendo arte disse...

Adorei o esclarecimento....super interessante

Unknown disse...

Olá Bella, não sou nem uma especialista no assunto, mas o clima atmosférico de um milhão de anos atrás não é o mesmo de hoje em dias, o clima natural influenciou no processo de adaptação, o que seria difícil hoje por causa do aquecimento global.

lin de varga disse...

Bom ler uma explicação assim, sem conotação religiosa ou racista, tão clara que sequer parece uma explicação, mas simples constatação.Não somos todos, a humanidade que se digladia desde sempre, iguais e pertencentes ao Universo?Lin de Varga

Unknown disse...

Bom texto, dar para se ter uma compreensão geral no assunto!

Unknown disse...

Ok Gostei muito do assunto,
Meus país eram trabalhadores rurais e todos os dias tomavam muito sol e tinhão a pele bem escurecidas,depois que foram para o centro urbano e ficarem menos expostos ao sol,a cor da pele deles teve uma mudança considerável! Para mais claras!
Por isso estou de pleno acordo com a pesquisa!

Unknown disse...

Agradeço muito pelo texto.

Unknown disse...

Pela santa madrugada ,como surgiram os negros ?? Nenhum cientista por mais que se ache o gênio nunca conseguirá explicar o que só Deus explica ,leiam a Bíblia e vão saber como surgiram a raça negra no mundo . Não fiquem entrando nesses papos furados de cientistas ou blogs .Tudo balela ,tudo para ganhar um joinha

Unknown disse...

kkkkk....nada haver, me admiro das pessoas que adoraram o blog e essa porcalhona explicação, que vai totalmente contra a lei de DEUS e os ensinamento bíblicos, Adão e Eva não eram negros, acreditar que os primeiros homens a ser criados ou surgidos dessa teoria é acreditar que viemos dos Macacos ou Primatas como vcs acharem melhor, acreditar nesse blog é melhor ser ATEUS, meu Deus quanta asneiras, detalhe, com 1000 (mil) anos um pessoa da raça negra vai ficando claro até fica brancos dos olhos azuis...kkk, gente peçam sabedoria, mas também leiam os 2 lados da historia, infelizmente essa teoria cientifica é defasada e pobre, fazer oque né? Eles(ciência) não poderiam ficar por baixo e tinham que criar algo p/ ser espalhado como verdade....e como hoje vivemos em um mundo globalizado na era da internet e como muitos tem preguiça de ler um livro e conhecer de fato, leem um simples blog que mostra uma teoria que vimos desde a 5° serie do fundamental essa historia de primatas....bom chega....fiquei foi triste de tanta gente acreditando nisso, abçs.

muxoazul disse...

O processo demorou milhares de anos. Não é possível em uma geração.

Unknown disse...

Em que livro, capítulo e versículo da Bíblia conseguirei essa resposta???

Unknown disse...

Sim, e qual livro tem a resposta????? A Bíblia?? Então me diz o nome do livro, capítulo e versículo.

Unknown disse...

Muito boa noite a todos!...quando é falar da ciência vamos falar da ciência. E quando é falar de Bíblia vamos falar da Bíblia. Não vamos misturar coisas santas e a ciência

Unknown disse...

Essa conversinha de bíblia. Que cada religião tem a sua versão.um monte de mentira para iludir os ingénuos. e Adão e Eva. Papinho de evangélico que fez coisas erradas a vida toda . e agora fica ai jesus.cientista estuda a vida toda.o que e real e não hipóteses como a bíblia. E kd onde esta escrito na bíblia? Kd?

Unknown disse...

Exatamente

Unknown disse...

Quem fez apenas o primário realmente não tem conhecimento. Assim como vc . e todos estão aguardando o capitulo e versículo que vc prometeu kkkkkkk

Paulo Louzada disse...

Quantas asneiras ditas em tão poucas palavras kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sanhaço disse...

Eu era anêmico passei a tomar bastante sol e agora estou coradinho. a cor do jambo.

Unknown disse...

Como você pode afirmar que Adão e Eva não eram negros?
Até onde sei a bíblia não fala nada sobre a cor da pele.

Unknown disse...

A Pergunta deveria ser como surgiu os Brancos ? Porque imaginem um negro se transformando em um asiático ou vice versa ou Europeu virando um índio,A grande verdade é que a história mente e que diferença isso faz,Só serviu para trazer a intolerância à diferença racial e o preconceito que exterminou muitos seres humanos e continua exterminado,Não importa se é Amarelo,Branco,índio ou negro, Somos todos humanos e se Deus é justo criou todas as raças ao mesmo tempo pois Ele não faz acepção de pessoa.

Unknown disse...

Deus não faz acepção,mas as pessoas sim!!

Unknown disse...

Uma explicação interessante. Esse pessoal que ta colocando Deus na história deve procurar mais textos científicos. Sou religiosa, mas não sou estupida a ponto de acreditar na história de Adão e Eva felizes para sempre até a cobrinha aparecer.
Esse processo de evolução leva milhares de anos, pode ter acontecido, tem que ter acontecido pq mesmo pensando em todas as possibilidades essa da evolução é a mais aceita. Não tem como ter existido mais de uma raça de pessoas desde o início, tem que ter uma original que deu origem a outras. Vou ler mais artigos para chegar a uma hipótese mais aceita. O texto aqui do blogger deu umas ideias de onde pesquisar. Façam o mesmo e menos Adão e Eva pelo amor de Jesus.