domingo, 1 de março de 2009

Negros em Destaque

Quando iniciei este blog, fiz para registrar fatos importantes bem como curiosidades pessoais que marcaram a história do povo negro.Comecei postando uma matéria, a qual foi pesquisa nossa do semestre passado, cujo tema foi: “COMO SURGIRAM OS HOMENS DE COR NEGRA?”. Esta pesquisa foi realizada pela aluna Cristiane Alves Da Silva. Nesta matéria encontramos fatos cientificamente provados, muito interessantes, falando de alguns negros que tiveram destaque na nossa cultura.Dentre estes posso citar: ZUMBI DOS PALMARES, que iniciou a história. Anos depois temos MACHADO DE ASSIS, mestiço, figura destacada na literatura; ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA, o Aleijadinho, também mestiço, escultor mineiro; ANDRÉ PINTO REBOUÇAS, um importante engenheiro que fez obras para o abastecimento de água no Rio De Janeiro e o Dr. JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES, que assumiu em 2006 a relatoria da denúncia contra os acusados do mensalão feita pelo Procurador Geral da República, Antonio Fernando De Souza. No mundo musical, entre muitos, destaco: CARTOLA, CLEMENTINA DE JESUS E ANICETO DO IMPERIO, que eram analfabetos, porém destacaram-se como compositores e intérpretes na música brasileira. Cito nomes que não são brasileiros, porém de extrema importância para o povo negro como: NELSON MANDELA, grande líder negro na luta pela liberdade, este ano no dia 18 de julho completará 91 anos; MARTIN LUTHER KING; que se inspirou em Mohandas K.Gandhi,e na luta passiva pela liberdade, o atual presidente, BRACK OBAMA, o marco dentro da história presidencial dos EUA.

No mundo artístico destaco STEVIE WONDER, ícone da musica norte-americana, que teve ênfase na campanha presidencial do eleito Barack Obama que junto a primeira dama Michelle Obama premiou o cantor por toda a sua carrreira.

ARETHA FRANKLIN e GEORGE BENSON, também personagens importantes no cenário musical norte-americano.

Se eu for falar de negros importantes, tanto brasileiros como os estrangeiros, este blog será extremamente pequeno, pois são muitos que se destacam.

Estas são algumas das PEROLAS NEGRAS que aprecio e quero compartilhar com vocês. Até breve!




Nenhum comentário: